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terça-feira, 3 de julho de 2012

Ata da reunião do CMAS - Maio/2012

Aos dezesseis dias do mês de maio de dois mil e doze, na sede do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, instalada na Casa dos Conselhos, situada à Rua José Bonifácio, número quatrocentos e quatro, oitavo andar - Centro - São Vicente/SP, reuniram-se ordinariamente os Conselheiros Municipais de Assistência Social, conforme presença registrada em instrumental próprio anexo, para deliberação da seguinte pauta: Eleição da Mesa Diretora para o biênio 2012-2014; Comissões Temáticas; Relatório da Comissão de Avaliação e Inscrição; Apresentação do Calendário de Reuniões 2012; Informes gerais. A Presidente da gestão anterior, Denyse Brandão abriu a reunião, dando boas vindas aos presentes e mencionando sobre o fim do biênio 2010-2012 – alguns Conselheiros que se desligam dos trabalhos, outros que permanecerão e a chegada de novos colegas. Ademais, desejou sucesso à nova gestão. Em seguida, promoveu a apresentação dos Conselheiros empossados no último dia 10 de maio no Gabinete do Prefeito Tércio Garcia.  Posteriormente, iniciou-se a Eleição da Mesa Diretora, compondo-se apenas de uma chapa: Diogo Alves Sampaio como candidato à Presidência do Conselho e Verônica Oshiro para Vice-Presidente; Juliana de Amorim Mangini e Flavia Cristina Trindade dos Anjos Araujo, para Primeira e Segunda Secretária, respectivamente. A Plenária aprovou a chapa e a Mesa Diretora foi aclamada. O novo Presidente, Diogo Sampaio, realizou um breve discurso de agradecimento e expôs suas propostas (metas e desafios) para o próximo biênio: fortalecer o trabalho entre o CRAS e o CREAS; a formação continuada dos profissionais e Conselheiros; consolidar o sistema de Vigilância e Diagnóstico, a avaliação da Política de Assistência Social, implementação dos Conselhos das Unidades dos serviços da SEAS (aos moldes da Saúde); avançar na realização dos Fóruns dos trabalhadores e de usuários; fomentar as discussões sobre o Plano de Carreira, entre outros. Apresentou ainda, a proposta de inclusão dos Conselheiros nas Comissões Temáticas, expondo as cinco Comissões existentes. A seguir, os Conselheiros presentes escolheram suas comissões, ficando definidas ao final desta reunião, as datas dos primeiros encontros dos grupos, conforme segue: Finanças e Orçamento - Dia 31/05 – 10h30 – CMAS - Maria Viveiros, Lucia Lela, Carolina Fernandes, Regina Célia e Valéria Fernandes; Políticas Públicas, Legislação e Direitos - Dia 30/05 – 14h00 – CMAS - Diogo Sampaio, Sheila Galdino, Priscila Felix, Flavia Cristina, Márcia Rebelo, Ermano Castro e Lucia Brito (colaboradora); Relações Interinstitucionais e Monitoramento - Dia 29/05 – 14h00 – CMAS - Adriane Fernandes, Juliana Mangini, Evanilde Gomes, Mônica Sebadelle e Diogo Sampaio; Avaliação e Inscrição - Dia 24/05 – 14h00 – SEAS - Verônica Oshiro, Edna Lúcia, Mirella Martina, Vera Cristina, Ermano Castro e Márcia Rebelo; Grupo de Acompanhamento ao Programa Bolsa Família - Dia 30/05 – 14h00 – CMAS - Maria Sueli, Mônica Sebadelle, Evanilde Gomes, Luciene de Azevedo, Ângelo Esprega, Valéria Fernandes, Inácio Correia e Camila Sequeira (colaboradora). O Presidente Diogo Sampaio informou que os Conselheiros ausentes, terão outro momento para inclusão nas comissões, ressaltando a importância de participação de todos os Conselheiros, Titulares e Suplentes, no mínimo em uma das comissões, bem como relevância da leitura do Regimento Interno do CMAS, vigente, com possibilidades de alterações conforme necessário. Colocou ainda que o Regimento Interno será enviado por e-mail aos Conselheiros, além do calendário das reuniões, Relação dos serviços socioassistencias e Resolução n. 16, de 05 de maio de 2010, que define os parâmetros nacionais para a inscrição das entidades e organizações de assistência social, bem como dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais nos Conselhos de Assistência Social dos Municípios (sugestão da Conselheira Márcia Rebelo). A Vice-Presidente Verônica Oshiro propôs como sugestão a formação continuada para a nova gestão do CMAS e apresentação dos serviços socioassistenciais. Em seguida, apresentou o Relatório da Comissão de Avaliação e Inscrição para aprovação da inscrição de duas novas entidades: Associação de Mães e Amigos dos Deficientes e Familiares (AMADEF) e Associação Vovó Camila, sendo ambas aprovadas. Expôs que existem ainda algumas pendências em relação às entidades: Associação Presbiteriana de Ação Social (APAS), Associação de Melhoramentos do Bairro Jóquei Clube e Galpão Cultural Kid´s Advance. O Presidente Diogo Sampaio apresentou o Calendário de Reuniões 2012, com as seguintes datas: 13 de junho, 11 de julho, 08 de agosto, 12 de setembro, 10 de outubro, 07 de novembro e 12 de dezembro, ressaltando que o local não ficará restrito ao CMAS, dando importância às reuniões itinerantes, oportunidade esta para conhecermos os serviços socioassistenciais. A Conselheira Maria Viveiros reafirmou o horário das reuniões ordinárias, ficando aprovada pela plenária a primeira chamada às 14h00 e segunda chamada às 14h30, com previsão de duração de duas horas. Informes Gerais: A participante Lucia Brito, Assistente Social do Lar Vicentino, ressaltou a importância da retomada das reuniões sobre a Capacitação de Campos do Jordão, ficando a data agendada para 23 de maio, às 14h00, na SEAS.  Denyse Brandão colocou sobre a relevância da aproximação entre os Conselhos de Direitos e Políticas, no sentido de realização de ações conjuntas e convidou a plenária a participar das reuniões ordinárias  do CONDEFI (Conselho Municipal para Integração das Pessoas Portadoras de Deficiência), que acontecem nas segundas semanas do mês, sempre nas segundas-feiras, às 14h30, no Fundo Social de Solidariedade, localizado na Rua Benedito Calixto, n. 205 – Boa Vista.  Por fim, fez-se uma pequena e singela homenagem para a ex-presidente do CMAS, Débora Vassão, que agradeceu aos presentes. Encerrada a pauta e nada mais havendo a tratar, o Presidente Diogo Sampaio deu por encerrada a reunião, cuja ata vai por mim, Juliana Mangini, lavrada e assinada.

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