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segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ata da Reunião do CMAS - Junho/2012


Aos treze dias do mês de junho de dois mil e doze, na sede do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, instalada na Casa dos Conselhos, situada à Rua José Bonifácio, número quatrocentos e quatro, oitavo andar - Centro - São Vicente/SP, reuniram-se ordinariamente os Conselheiros Municipais de Assistência Social, conforme presença registrada em instrumental próprio anexo, para deliberação da seguinte pauta: Leitura e Aprovação da Ata da Reunião anterior; Apresentação das atribuições do Conselho; Apresentação da rede de serviços pública e privada; Relatório das Comissões Temáticas e Grupos de Trabalho; Informes gerais.  O Presidente Diogo Sampaio iniciou a reunião expondo sobre a organização física da sala, possibilitando a visualização e identificação dos Conselheiros presentes e ausentes, bem como da representação da Sociedade civil e do Governo. Ressaltou que a reunião seria informativa, no sentido de capacitação da plenária, para estudo conforme a pauta apresentada. Em seguida, saudou os representantes da Associação Cultural Evangélica da Primeira (ASPRI). Após Leitura e Aprovação da Ata da Reunião anterior, o Presidente Diogo Sampaio concedeu um espaço para que os Conselheiros que não tiveram a oportunidade de inclusão nas comissões temáticas, o fizessem. Posteriormente, iniciou-se a Apresentação das atribuições do Conselho através da leitura de alguns itens da Lei municipal 2.279-A, que reformula o Conselho Municipal de Assistência Social, e do Regimento Interno vigente, com as seguintes ressalvas: na Lei 2.279 foi identificada a necessidade de estudo sobre os benefícios eventuais e proposta de melhoria por parte do Conselheiro João Carlos no texto do artigo 3° (1° inciso), havendo consenso da plenária sobre alguns termos que divergem com relação à Política Municipal de Assistência Social em consonância com a Política Estadual; dessa forma, caberá ao CMAS pensar na alteração desse inciso, bem como do inciso XIX, mudando o termo “entidades e organizações” para “programas, projetos e serviços”, além do artigo 10°, onde se lê “recursos humanos indisponíveis”, escrever “recursos humanos indispensáveis”. Já no Regimento Interno, as ressalvas foram para os artigos 5°, 6° e 31°, evidenciando a necessidade de algumas alterações no que diz respeito às convocações e publicações no jornal municipal, já que os mesmos nem sempre são feitos dessa forma, mas através de contatos telefônicos, e-mails, entre outros. Ressaltou-se ainda a importância das resoluções, que possuem o poder de lei, e das Comissões Temáticas, com a relevância da participação dos Conselheiros Titulares e Suplentes. Evidenciou-se ainda que o Grupo de Trabalho do Bolsa Família ainda não esta regulamentado no Regimento Interno. O Presidente Diogo Sampaio pontuou que os Conselheiros sintam-se a vontade para apresentarem sugestões de capacitação, tanto para o Conselho quanto para os trabalhadores e serviços socioassistencias. Em seguida, teve início a Apresentação da rede de serviços pública e privada através da explanação da Conselheira Márcia Rebelo e da Secretária Executiva Irene Dias. A primeira apresentou os serviços municipais que compõem a proteção social básica e especial (de média e alta complexidade), quando referente à população de rua, foi feita uma denúncia e um desabafo da Sra. Janete Fagnani (Conselheira Suplente) sobre situação presenciada através da janela de sua moradia, de maus tratos com relação a esta população, por parte dos trabalhadores que fazem o serviço de abordagem nas ruas, com kombis brancas, podendo se tratar da guarda municipal. Tal relato trouxe várias reflexões da plenária, ficando deliberado sobre a responsabilidade desse CMAS encaminhar a denúncia ao Órgão competente, além da importância de divulgação dos serviços existentes como Ouvidoria, Fale com o Prefeito e os Conselhos municipais. O Conselheiro João Carlos apontou sobre a diferença entre o trabalho do Conselho Tutelar e da equipe de abordagem de rua, na questão da criança e do adolescente, onde nem sempre as distinções entre os trabalhos são entendidas e seguidas e que o CMDCA está construindo um plano de formação para os Conselheiros Tutelares e discussões junto com a guarda municipal, havendo a necessidade de estudos mais aprofundados para melhor compreensão das questões voltadas para a população de rua. A Vice Presidente Verônica Oshiro colocou que a DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) tem promovido algumas discussões nesse sentido. Finalizando esse assunto, Irene Dias citou os 23 serviços não governamentais que compõem a rede de atendimento socioassistencial no município. Em seguida, iniciou-se a apresentação do Relatório das Comissões Temáticas e Grupos de Trabalho, em virtude das reuniões realizadas: Comissão de Finanças e Orçamento: Irene Dias colocou que o grupo se apropriou das competências dessa comissão e achou importante o estudo da Lei Orçamentária Anual, nas próximas reuniões. Ficou definido como coordenadora do grupo: Valéria Fernandes e relatora: Carolina Fernandes; Comissão de Política e Direitos: Diogo Sampaio, como coordenador, relatou que o grupo iniciou estudando sobre as deliberações da última Conferência de Assistência Social, a fim de avaliação dos avanços e desafios. Não houve definição de um relator; Comissão de Inscrição: A coordenadora do grupo, Márcia Rebelo apresentou 5 entidades que possuem algumas pendências, são elas:
Sociedade de Melhoramentos da Vila Jockey Clube, Associação Presbiteriana de Assistência Social, Associação de Amor a Criança Arcanjo Rafael, Associação Galpão Cultural Kid´s Advance, Associação Itangô. Atentou ainda os representantes das entidades sobre o prazo de entrega do Plano de Resultados do ano Anterior, Plano de Ação e Plano de Convênio, havendo necessidade de rever esse prazo, cabendo até mesmo a elaboração de uma Resolução, que o Presidente Diogo Sampaio avaliou poder ser formulada pela própria comissão. Ademais, Márcia Rebelo referiu que a Associação de Amor a Criança Arcanjo Rafael teve o parecer favorável para inclusão no CMAS, ficando para apreciação e aprovação da plenária, o que ocorreu com algumas ressalvas com relação à alteração na idade do público alvo dos cursos, já que crianças e adolescentes não poderiam, por exemplo, manusear máquinas de corte. O relator do grupo será rotativo sendo o Conselheiro Ermano Castro o relator dessa última reunião; Comissão de Relações Interinstitucionais: A relatora, também rotativa, Juliana Mangini, expôs que o grupo preferiu por enquanto não definir um coordenador, apontando algumas das necessidades e demandas da Política de Assistência Social, concluindo que a primeira a ser discutida, de maneira intersetorial, será “Álcool e Drogas”, e que nas próximas reuniões, o grupo se apropriaria das últimas portarias de Saúde Mental e de Enfrentamento ao Crack e outras drogas; Grupo de Trabalho de Acompanhamento ao Bolsa Família: Foi feita a escolha de  Camila  Sequeira como coordenadora do grupo e como relatora (rotativa): Monica Sebadelle, que ressaltou a relevância da participação das políticas de Saúde, Educação e Assistência Social e necessidade de estudo do Programa Bolsa Família e suas condicionalidades. Também foi sugerida a inclusão da Secretaria de Segurança Alimentar. Informes gerais: Realização do V Encontro Estadual dos Trabalhadores do SUAS, no dia 16/06, às 8h30, na UNISANTOS – Campus Vila Matias e do Fórum dos Trabalhadores da Assistência Social no dia 21/06, às 15h00, no Plenarinho da Câmara de São Vicente; o Conselheiro João Carlos estendeu o convite realizado através da DRADS à plenária para participação no Seminário “Juventude e Mercado de Trabalho”, a ser realizado no dia  15/09, em São Paulo – tema importante para divulgação nos coletivos do Pró-Jovem e entidades socioassistenciais que voltam seu trabalho para a criança e o adolescente. Parabenizou ainda pela organização da plenária, favorecendo o acolhimento, escuta e espaço para identificação dos Conselheiros para cumprimento das providências e encaminhamentos devidos; O Presidente Diogo divulgou à plenária a elaboração de um blog do CMAS, ainda em construção, mas já disponível na internet pelo endereço:  cmassaovicente.blogspot.com, enfatizando a importância do mesmo como canal de divulgação e comunicação. Encerrada a pauta e nada mais havendo a tratar, o Presidente Diogo Sampaio deu por encerrada a reunião, cuja ata vai por mim, Juliana Mangini, lavrada e assinada.

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