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quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Ata da reunião do CMAS - Outubro/2012

Aos dezessete dias do mês de outubro de dois mil e doze, na sede da JIP (Jockei Instituição Promocional), situada à Rua General Euclides Figueiredo, n. 110 – Jóquei Clube - São Vicente/SP, reuniram-se ordinariamente os Conselheiros Municipais de Assistência Social, conforme presença registrada em instrumental próprio anexo, para deliberação da seguinte pauta: Leitura e Aprovação da Ata da Reunião anterior; Apresentação da JIP; Relatório das Comissões Temáticas e Grupos de Trabalho; Informes sobre o MDS/CNAS; Capacitação da Rede de Serviços; Informes das Reuniões de Território; Informes gerais. O presidente Diogo Sampaio iniciou a reunião informando que a Sra. Débora Vassão substituiu a Conselheira Maria Viveiros como representante titular da Secretaria de Assistência Social. Em seguida, deu boas vindas aos presentes, ressaltando as possíveis mudanças políticas que ocorrerão na Prefeitura com os resultados das eleições, além de justificar a mudança da reunião ordinária que ocorreria no dia 10/10 e excepcionalmente aconteceu uma semana depois. Após, prosseguiu-se com a Leitura e Aprovação da Ata da Reunião anterior. À seguir, iniciou-se a Apresentação da JIP, pelo presidente, Sr. Regivan, e a apresentação do Relatório das Comissões Temáticas e Grupo de Trabalho: Comissão de Finanças e Orçamento: A Conselheira Lucia Lela referiu que o grupo estudou a Lei Orçamentária 2012 e ressaltou a importância da apresentação de cada entidade sobre sua atuação na rede socioassistencial; Grupo de Trabalho de Acompanhamento ao Bolsa Família: A Conselheira Monica Sebadelle apontou que na reunião foi discutido sobre as responsabilidades de cada política dentro do Programa (pelas representantes presentes da Assistência Social, Saúde e Educação), sendo extremamente relevante a participação contínua das mesmas representantes, com o intuito de ampliar a discussão, aproximar os atores e afinar os conceitos, objetivando por fim, a busca de uma atualização cadastral mais qualificada para melhoria do IGD municipal (Índice de Gestão Descentralizada); não houve reuniões das Comissões de Inscrição, Relações Interinstitucionais e de Políticas. Prosseguindo, o Presidente Diogo Sampaio apresentou os Informes sobre o MDS/CNAS: NOB/SUAS – informou sobre a natureza e o significado da Norma, o histórico de construção e debate para elaboração da NOB/SUAS (consulta pública, debate com os Conselhos e aprovação), apresentando as inovações trazidas no novo texto que passou a ser discutido pelas Comissões Temáticas do CNAS a partir do dia 16 de outubro de 2012, decorrente de várias discussões com os Conselhos e de sugestões feitas através de consultas e contribuições públicas durante os anos de 2011 e 2012. Dentre as principais inovações do novo texto em discussão da NOB/SUAS estão: adequação da norma à nova legislação da Assistência Social; a pactuação de prioridades e metas nacionais de aprimoramento do SUAS e seu planejamento a ser realizado há cada 4 anos, com revisão anual; os Estados deverão pactuar nas CIBs prioridades e metas estaduais; os Planos de Assistência Social da União, Estados, Distrito Federal e Municípios deverão observar o planejamento para o alcance das prioridades e metas nacionais pactuadas; as mesmas serão acompanhadas e registradas pela União e Estados em aplicativo informatizado; incorporação do processo de acompanhamento da gestão descentralizada previsto na resolução CIT nº 8/2010; alteração nos níveis de gestão; implantação da vigilância socioassistencial; implantação dos blocos de financiamento; políticas de controle social; aprimoramento nas instâncias de negociação e pactuação do SUAS; Censo SUAS – o levantamento é realizado anualmente, desde 2007, e faz um retrato detalhado sobre a estrutura e os serviços prestados nos equipamentos de Assistência Social de todo o país, o que contribui para a qualificação do planejamento, acompanhamento e avaliação do Suas. Neste ano, o censo terá, pela primeira vez, questionários sobre as unidades de acolhimento, tanto da rede pública como da rede não governamental. Além da estrutura física, dos recursos humanos e das atividades desenvolvidas pelas unidades, também serão mapeados a quantidade e o perfil das pessoas acolhidas. A metodologia utilizada pela SEAS foi de envio do Censo para os serviços responderem e posteriormente, um segundo momento para discussão e avaliação coletiva, além de apresentação do resultado em reunião ordinária no CMAS; Cadastro das entidades junto ao Órgão Gestor para mapeamento dos serviços à nível nacional e definição de parâmetros – o prazo para as entidades é até 30/11/12 ; Reunião ampliada do CNAS – ocorrerá em Vitória-ES, nos dias 6, 7 e 8/11/12, propiciando a socialização dos principais debates da Assistência Social, destacando o novo texto da Norma Operacional Básica do SUAS. Também serão privilegiados os debates sobre alguns aspectos da Lei do SUAS (Lei 12.435/2011), o novo Decreto do Fundo Nacional (Decreto nº 7.788/2012) que substitui o Decreto Nº 1.605/1995, que traz muitas conquistas na área de gestão e financiamento da Assistência Social;  Seminário de Gestão Financeira do SUAS – ocorreu nos dias 29 e 30/05/12, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em Brasília, difundindo informações e aperfeiçoando o conhecimento do orçamento e financiamento do Suas em todo Brasil. O seminário também apresentou temas como o direito e a estrutura dos fundos de Assistência Social, prestação de contas do cofinanciamento federal, sistema de controle e gestão do Suas no âmbito estadual, bem como o cofinanciamento e o repasse fundo a fundo. Temas muito importantes para a Comissão de Finanças; Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil - desafios e propostas a partir do contexto da participação dos indivíduos, dos movimentos sociais e das organizações nas políticas públicas. Sobre a Capacitação da Rede de Serviços, o Presidente Diogo Sampaio informou que ainda não existem tema e data definidos, apenas a possibilidade da participação de Priscila Cardoso, com o tema: Ações de articulação entre os CRAS e CREAS, visando o fortalecimento da rede e propondo uma capacitação continuada com os profissionais, trazendo o estudo sobre o atendimento com famílias PAIF e PAEFI. As datas disponíveis seriam de 29/11 a 01/12/12. Ademais, a representante do território do CRAS Vila Margarida, Conselheira Maria Sueli, contribuiu com os Informes das Reuniões de Território informando que a reunião ocorrida em outubro foi informativa e discutiu-se sobre os programas sociais, bens e serviços, entre eles, o BPC e o acesso à documentação pessoal – papel de qualquer serviço no encaminhamento, mas relevância do CRAS no acompanhamento das famílias beneficiárias. Após os informes, o Presidente Diogo Sampaio propôs que fosse realizada nova eleição para a mesa diretora. Após intensa discussão, a plenária deliberou a seguinte composição: Presidenta: Débora Vassão, Vice-Presidenta: Flavia Xavier, 1º Secretário: Diogo Sampaio e 2ª Secretária: Lúcia Lela. Informes gerais: Congresso Nacional da Federação Nacional dos Assistentes Socias – de 27 a 30 de novembro de 2012, em Brasília. Inscrições no site da FENAS: www.fenas.org.br; Reuniões do CMAS: extraordinária para aprovação do Plano Municipal de Assistência Social dia 31/10/11, às 9h00, no CMAS, e reunião ordinária transferida para 14/11/12, na sede do Lar Vicentino, às 14h00. Encerrada a pauta e nada mais havendo a tratar, o Presidente Diogo Sampaio deu por encerrada a reunião, cuja ata vai por mim, Juliana Mangini, lavrada e assinada.

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