Rua José Bonifácio, nº. 404 - 8º andar - Centro - São Vicente/SP. CEP: 11310-080. Tel: 13-3569-2200 (ramal 2382) e-mail: cmassv@hotmail.com

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Ata da reunião do CMAS - Julho/2012


Aos onze dias do mês de julho de dois mil e doze, na sede do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, instalada na Casa dos Conselhos, situada à Rua José Bonifácio, número quatrocentos e quatro, oitavo andar - Centro - São Vicente/SP, reuniram-se ordinariamente os Conselheiros Municipais de Assistência Social, conforme presença registrada em instrumental próprio anexo, para deliberação da seguinte pauta: Leitura e Aprovação da Ata da Reunião anterior; Apreciação do Plano de Ação 2012; Relatório das Comissões Temáticas e Grupos de Trabalho; Informes gerais. O Presidente Diogo Sampaio iniciou a reunião apresentando o blog do CMAS – um espaço de divulgação dos serviços socioassistenciais e informações sobre a Política de Assistência Social e o papel do CMAS. Em seguida, ocorreu a Leitura e Aprovação da Ata da Reunião anterior, a qual foi aprovada pela plenária e a apresentação do Plano de Ação 2012 para apreciação e validação anual das informações necessárias à continuidade da transferência dos recursos do cofinanciamento federal para os serviços socioassistenciais, através do Fundo Municipal de Assistência Social. Destacou-se durante a apresentação, as metas do Programa Bolsa Família cujo índice de gestão descentralizada (IGD) é baixo com relação à taxa de Saúde. Nesse sentido, a Conselheira Maria Sueli ressaltou que o trabalho de coleta das informações (pesagem, medida e vacinação das crianças) é realizado, no entanto, desconhece como é feita a inserção no sistema, assunto esse que, segundo a Conselheira Flávia Cristina, está sendo conversado nas reuniões de território realizadas pelos CRAS. O Presidente Diogo Sampaio apontou que esse assunto deverá ser trabalhado pelo Grupo de Acompanhamento ao Programa Bolsa Família desse Conselho, visando apontar os desafios para melhoria do índice. Ademais, os Conselheiros presentes aprovaram o Plano de Ação 2012, ressaltando que esse planejamento deveria ser cobrado pelo MDS no fim de 2011 ou inicio de 2012, já que são previsões que correspondem ao ano corrente. Em seguida, iniciou-se a apresentação do Relatório das Comissões Temáticas e Grupo de Trabalho, em virtude das reuniões realizadas: - Comissão de Inscrição: A coordenadora do grupo, Márcia Rebelo colocou que a Resolução n. 16 e os instrumentais serão revistos, além da elaboração da resolução proposta pelo Presidente, com relação ao Plano de Resultados, de Ação e de Convênios; - Comissão de Finanças e Orçamento: Irene Dias apontou as ausências dos participantes, prejudicando o andamento da reunião. Nesse sentido, ressaltou-se a importância da participação dos Conselheiros e sobre um maior rigor dos coordenadores de cada grupo, favorecendo e incentivando o compromisso dos participantes; - Comissão de Relações Interinstitucionais: Juliana Mangini expôs que também houve algumas ausências e que o grupo se deteve na leitura de algumas portarias de Saúde Mental e de Enfrentamento ao Crack e outras drogas, apontando a relevância do conhecimento da realidade dessa política em nosso município e da existência de serviços para tratamento aos adictos (adultos e infanto-juvenis), na perspectiva de internação, ficando como proposta o convite à pessoa responsável pelo CAPS-AD para participação na próxima reunião dessa Comissão. Foram discutidas ainda, algumas situações que apontam para a complexidade do tema e alguns desafios referentes à atuação do Conselho Tutelar e o trabalho intersetorial, destacando-se mais uma vez a relevância das reuniões de território (necessidade de convite oficial da SEAS para cada Secretaria). A Conselheira Lúcia Lela complementou dizendo que as ações são fragmentadas, com falhas na prevenção, e a plenária refletiu sobre a necessidade de realização de um Seminário para discussão ampliada do tema “Álcool e Drogas”; - Comissão de Política e Direitos: Diogo Sampaio, como coordenador, relatou que o grupo reuniu algumas propostas viáveis de ação do CMAS, tais como: Participação do Conselho nas reuniões de território; Normatização de instrumento de referência e contrarreferência; Capacitação motivacional para trabalhadores de nível médio (independente do seu vínculo empregatício); Reafirmação do papel deliberativo do CMAS na decisão do cofinanciamento às Entidades. Nesse sentido, a Conselheira Suplente Carolina Fernandes mencionou que foi lançado um importante decreto municipal e estadual sobre a necessidade de certificação das entidades; Promoção de Ação integrada entre as políticas públicas (Assistência Social/Educação/Qualificação Profissional); Realização de reunião itinerante do CMAS nos territórios; Criação de Fórum Municipal das Entidades e dos Usuários do SUAS; Criação do Conselho Gestor de unidade de Assistência Social; Elaboração de uma cartilha sobre os serviços socioassistenciais e Programas de Transferência de Renda; Colocação de caixa de sugestões nos serviços. Ressaltou ainda que algumas propostas da Conferência no âmbito da gestão do trabalho, foram encaminhadas para providências do Fórum dos Trabalhadores do SUAS; - Grupo de Trabalho de Acompanhamento ao Bolsa Família: A Conselheira Luciene de Azevedo apontou a necessidade das políticas de Habitação, Saúde e Educação na consulta ao Cadastro Único, para integração das informações da mesma família atendida nesses vários setores. Informou que a Conselheira Mônica Sebadelle participará somente deste grupo, saindo da Comissão de Relações Interinstitucionais, devido indisponibilidade de tempo. Informes gerais: O Conselheiro João Carlos relatou que no dia 09/08/12 ocorrerá uma reunião sobre o SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), no CMDCA, às 9h30, com esta pauta específica e implicações da lei para o CMAS e CMDCA, proporcionando um diálogo e esclarecimentos sobre as responsabilidades de cada ator. Também informou que na data de hoje ocorreria uma reunião com a Secretaria de Direitos Humanos e que havia ocorrido uma reunião com a Secretaria de Ciência e Tecnologia – discussões sobre a integração das informações, leitura diagnosticada e implicações para a rede. O Presidente Diogo Sampaio ressaltou a importância da sugestão dos Conselheiros para capacitação profissional para a rede de serviços socioassistenciais e que a previsão de datas seria para 25, 26 e 27 de outubro ou ainda, 06, 07 e 08 de dezembro, não necessariamente na cidade de Campos do Jordão, como nos anos anteriores. A Conselheira Maria Sueli contribuiu apontando a necessidade de maiores informações sobre os programas sociais, como o Brasil Carinhoso, no entanto, a plenária avaliou que o tema poderá ser estudado no Grupo de Trabalho do Bolsa Família. O Presidente Diogo Sampaio convidou os trabalhadores presentes para participação no Fórum dos Trabalhadores do SUAS, que se realizará no dia 24 de julho, a partir das 15h00, no Campus da UNISA, com o tema inicial voltado para o Plano de  Cargos e Carreiras, contando com a participação do representante do Sindicato dos Servidores de Santos, Sr. Flavio. Ressaltou ainda que o Fórum possui uma página na internet, através do facebook, constituindo um local propício para trocas e comunicação dos interessados. As Conselheiras Flavia Cristina e Vera Cristina convidaram os presentes para participarem da formatura dos aprendizes da JIP (a ser realizado no dia de hoje) e do CAMPSV (que acontecerá no dia 14/07, às 10h00, na Câmara Municipal). Encerrada a pauta e nada mais havendo a tratar, o Presidente Diogo Sampaio deu por encerrada a reunião, cuja ata vai por mim, Juliana Mangini, lavrada e assinada.